domingo, 27 de fevereiro de 2011

COLETIVO DE MULHERES da UFRN/ Que treco é esse?


Você sabia que no último ano das 60 vagas abertas para residência universitária somente 8 foram ocupadas por mulheres? Mesmo sendo as mulheres maioria na universidade. Sabia que caso uma estudante residente engravide, ao ter o bebê ela é expulsa da residência? E que a universidade não garante a essa estudante o direito de continuar seus estudos, pois não há nenhuma política de assistência estudantil para mães estudantes.  E a igualdade está onde?  Há conquistas de assistência estudantil em universidades para educação infantil que chegam a bolsas de até R$400,00 quando não é ofertado creche. Mas isso só foi conquistado com muita luta, organização e cumplicidade entre as estudantes.
As mulheres são a maioria da população e estamos cada vez mais obtendo avanços no espaço público, tanto na universidade quanto no mercado de trabalho e no protagonismo político.  Porém se não estivermos organizadas para garantir políticas concretas e equidade, que garantam de fato um mundo igual para homens e mulheres, estaremos nos adequando a necessidades do capitalismo e de uma universidade pautada pelo mercado.  A construção de um coletivo de mulheres estudantes da UFRN nasce dessa demanda, de pensar COMO construir e disputar na universidade um projeto socialista e feminista.
Em novembro do ano passado construímos a I Jornada Feminista de enfrentamento à violência contra a mulher. Contando com companheiras de diferentes cursos realizamos uma série de atividades envolvendo desde estudantes de ensino médio a movimentos sociais que atuam na cidade. Desse processo construímos um documento que traz nossa plataforma de luta no acesso e permanência, ensino, pesquisa e extensão.  Conheça o documento em nosso blog e junte-se a nós, na construção de uma universidade que seja ferramenta para uma vida melhor de todas e todos.
E é esse o chamamento que queremos fazer a todas as estudantes da UFRN, a
As veteranas e calouras bem vindas ao semestre, a UFRN, ao COLETIVO DE MULHERES DA UFRN e à luta.

Um comentário:

  1. eu gostaria de conhecer as meninas do coletivo e participar, colaborar, debater, produzir, planejar......................Vocês ficam lá no DCE, né? tem algum dia específico em que estão lá na sala? Sou aluna nova na ufrn e gostaria de me juntar a vocês sempre q eu puder!!

    ResponderExcluir